AS INTELIGÊNCIAS QUE MOVEM NOSSO COMPORTAMENTO


Neste artigo, tomarei emprestado o conceito das múltiplas inteligências de Howard Gardner. Para ele, "nossa genética define um limite para o desenvolvimento de nossas inteligências, mas nossas conquistas são fortemente influenciadas pelos valores familiar, cultural e social ao qual estamos inseridos"

Leandro Moraes


Neste artigo, tomarei emprestado o conceito das múltiplas inteligências de Howard Gardner. Para ele, "nossa genética define um limite para o desenvolvimento de nossas inteligências, mas nossas conquistas são fortemente influenciadas pelos valores familiar, cultural e social ao qual estamos inseridos".

Em sua pesquisa, Gardner descreve 8 modelos de inteligência, sendo elas:

Inteligência Corporal - a facilidade de expressão através do corpo.

Inteligência Espacial - senso de localização e direção, além de visão mais clara do todo.

Inteligência Linguística- capacidade elevada de se expressar de forma oral ou escrita.

Inteligência Naturalista- visão da natureza e suas alterações.

Inteligência Musical- grande capacidade auditiva para interpretar sons e ritmos.

Inteligência Lógico-Matemática - capacidade de interpretar dados, na sua maioria forte aptidão técnica no manuseio de números.

Inteligência Intrapessoal- maior capacidade de auto conhecimento, melhor visão de si.

Inteligência Interpessoal. - capacidade de relacionamento e avaliar o estado de outras pessoas com grande sensibilidade.

Em sua teoria, Gardner defendia as múltiplas inteligências por acreditar que um indivíduo pode deter em seu poder o famoso QI ( coeficiente de Inteligência), porém, se não interpretar os seus potenciais, a probabilidade de sucesso é reduzida exponencialmente.

Outro fator importante é que apenas uma inteligência não garante um ótimo desempenho, o ideal é reunir o máximo de inteligências, observando suas qualidades primárias (as que você realmente domina e se sente bem em realizar) e secundárias (as que você não tem tanto domínio, mas que são de grande importância para o desempenho profissional desejado).

Vejamos o exemplo de um cantor que possua a inteligência musical bem definida, conhece os tons em sua essência, sua respiração é adequada, e audição muito afinada. Apenas isso basta? Não, este mesmo cantor precisa desenvolver sua inteligência interpessoal, e intrapessoal - gerar em si o autoconhecimento e o conhecimento dos outros para, assim, obter melhores resultados e atender as expectativas de seus clientes. Outro fator importante é a Inteligência Corporal pela transferência de informação por meio dos movimentos, a transferência de sentimento na interpretação dos sons emitidos.

O mesmo acontece com um executivo que tem em sua responsabilidade equipes que precisam ser desenvolvidas; não basta para este executivo ter apenas a inteligência lógico-matemática; é preciso ir além, desenvolver outras capacidades, principalmente as de Inteligência Intrapessoal e Interpessoal para, assim, compreender melhor os resultados obtidos pelas pessoas que estão à sua volta.

Para o psicólogo Daniel Goleman as inteligências são definidas como QE( Quociente de Inteligência Emocional), vejamos algumas características do QE:

Saber ouvir e saber perguntar.

Saber reconhecer seus erros.

Saber Lidar com frustrações.

Conhecer seus pontos fortes e fracos ( autoconhecimento)

Avaliação de suas ações e consequências.

Goleman e Gardner convergem quanto ao desenvolvimento das qualidades necessárias e não se prendem ao QI; todos podem aprimorar seus conhecimentos e ampliar suas qualidades individuais. Basta buscar este autoconhecimento e dedicar-se ao processo de melhoria contínua (Toyota), nada é tão bom que não possa ser melhorado.

A metodologia do Coaching pode ajudar e muito esse processo, pois um profissional Coach busca, através de questionamentos e do uso de ferramentas de análise comportamental e de reflexão, trazer à tona os pontos fortes e os de melhoria, auxiliando em muito seu cliente a atingir os objetivos desejados, reduzindo tempo e, consequentemente, encontrar novos projetos de vida pessoal e profissional.

Lembra-se: quem tem o mapa para seu objetivo possui 50% a mais de chance de atingi-lo.

Leandro Moraes Rodrigues

Nenhum comentário: