CONSCIÊNCIA FINANCEIRA

Estas informações sobre Consciência Financeira lhe mostrarão porque todas as pessoas devem ter mais de uma fonte de renda ao longo de sua vida.

Muitas informações podem mudar o rumo da vida de muitas pessoas na direção da prosperidade financeira, na construção de uma qualidade de vida melhor para si e para toda sua família, porém, a grande maioria prefere continuar "ignorante" simplesmente porque "não gosta de ler um pouco mais" ou "sempre diz: deixa para depois, agora não tenho tempo".

Cada um poderá ler conforme seu tempo. Uns irão ler tudo de uma vez, outros em duas ou três etapas. Há quem leia cinco parágrafos de cada vez, mas o mais importante é que cada um se conscientize das informações que ainda não conhece. Felicidade e muita prosperidade para todos.

Pensamento: A curiosidade é a intuição que abre portas para novos mundos.

"A arte de trabalhar planejando todas as suas atividades é uma das principais características das pessoas que buscam o sucesso profissional e sua satisfação pessoal"

Ter uma Consciência Financeira é se informar, entender, compreender, aceitar e agir conforme as regras de funcionamento da Lei da Prosperidade.

A Lei da Prosperidade começa quando tomamos consciência do funcionamento da Lei da Vida.
Para entendermos a Lei da vida, temos que ter uma noção muito clara que nascemos, crescemos, vivemos por um longo período (este período é o grande engano da humanidade) e partimos.



Por que grande engano? Porque as pessoas, uma grande parte, acordam de manhã, comem, trabalham e voltam a descansar a noite. Passam a maior parte de suas vidas achando que o tempo é eterno, que nunca vai acabar. Outras vivem pensando no futuro, mas não fazem nada para modificar o presente, não sabem que o futuro só vai ser diferente, se começarem hoje a fazer algo diferente, caso contrário será igual ao que você já não gosta hoje. E a grande maioria trabalha mas não sabe administrar seu futuro financeiro.

A Consciência Financeira é despertada em cada pessoa por ensinamento ou por auto-aprendizagem, em qualquer etapa da vida.
Vamos entender o cronograma da vida:

A Primeira Etapa vai dos 0 aos 20 anos aproximadamente. Esta é uma época que vai das brincadeiras aos estudos, aqui a grande maioria está sempre recebendo apoio e se preparando para a vida.

A Segunda Etapa vai dos 20 aos 60 anos. Nesta etapa, acontece quase tudo na vida das pessoas: estudos, primeiro emprego ou primeira empresa, casamento, filhos, casa, carro, etc.... Aqui é quando a vida mais exige de cada um, é quando todos estão trabalhando para se firmarem economicamente, é o período da vida em que você tem mais energia, mais entusiasmo, mais disposição para enfrentar novos desafios. É o período da vida onde o universo mais conspira à favor para lhe proporcionar grandes ganhos financeiros. Mas também é o período onde lhe acontecerão as maiores despesas de sua vida.

A Terceira Etapa vai dos 60 em diante....70, 80, 90, 100... Aqui você começa a colher o que plantou em sua vida. Liberdade financeira ou necessidade de uma aposentadoria mínima, viagens ou uma vida para muitos sem mesmo poderem sair de suas cidades. Você está agora desfrutando a vida ou ainda preocupado com dívidas, financiamentos, carnês,... Esta etapa da vida pode ser gloriosa para muitos ou terrível economicamente para outros e a realidade mostra que é terrível para a maioria. Em relação à sua saúde, você se cuidou e hoje pode usufruir o dinheiro que conquistou na etapa anterior da vida ou além de ter pouco dinheiro, a maior parte é destinado aos remédios, a planos de saúde para lhe manter, não com boa saúde, mas para ir levando...

Você já deve ter decidido como quer estar financeiramente quando chegar na 3a etapa de sua vida, certo?
Mesmo para aqueles que já estão na 3a etapa de suas vidas, lembrem-se que muitas pessoas ao longo da história iniciaram sua trajetória profissional aos 60 anos; é raro, mas não é impossível. Um exemplo no Brasil é a trajetória empresarial de Roberto Marinho.

Um dos pilares para o desenvolvimento de uma Consciência Financeira é o uso da informação através da criatividade.

Primeiramente é necessário desobstruir as linhas de nossos pensamentos, para que possa fluir nossa criatividade.

A palavra "porque" é uma palavra que obstrui, que limita, a criatividade no cérebro, ela faz com que cada um fique focado no problema, não na solução.
Ela faz com que as pessoas fiquem procurando uma justificativa para o seu problema procura um culpado: pode ser a situação econômica do país, o governo, a empresa em que cada um trabalha, ou qualquer outra pessoa próxima.

Ser uma pessoa criativa é ótimo; ser uma pessoa criativa com liberdade em suas linhas cerebrais é melhor ainda.

Quando usamos a palavra "como" estamos buscando soluções para nossos problemas do dia a dia. A palavra "como" estimula nosso cérebro a pensar em alternativas, a nos dar respostas para solucionar algumas situações negativas ou para ajudar a encontrar respostas para projetos atuais no nosso cotidiano podem ser pessoais ou profissionais. Esbanje o uso da palavra "como" e verá que a criatividade começará a fluir em suas linhas cerebrais. Isso é grátis e é uma ferramenta poderosíssima à nossa disposição e está dentro de cada um. Isso é informação.

Consciência Financeira é quando cada um começa a entender que para se obter uma Segurança Financeira ou mesmo uma Independência Financeira, é necessário criar uma disciplina mensal em economizar um percentual entre 10% a 20% no mínimo do que cada ganha líquido. Pode ser de seu salário, pró-labore ou de seus ganhos como autônomo. É muito importante cada um ter sempre muito claro em sua mente o objetivo principal de sua economia mensal. Essa economia é na verdade sua Reserva Financeira ou suas Reservas Financeiras (muitas pessoas criam diversas reservas para objetivos diferentes).

Escrito por João Carlos Semedo